Caminhemos ao encontro de Jesus com o evangelista Mateus



            Ao longo deste ano 2014, nos vários encontros bíblicos, fizemos o percurso bíblico em companhia do evangelista Mateus. Desejamos partilhar algo do encontro de encerramento. O que caracterizou este último encontro bíblico foi a ‘Avaliação’ do  caminho feito e o Planejamento’ para o 2015.
           
A dinâmica escolhida foi aquela de um trem especial: a locomotiva, que nos arrastou ao longo do caminho deste ano, representava  o Evangelho de Mateus. Nos  vagões foi depositado, pelos participantes aos encontros bíblicos, o que marcou mais e ficou na memória.


No primeiro vagão foram recolhidos “os sinais do reino de Deus” ou seja os milagres de Jesus. No segundo vagão foram depositados ”as Parábolas do Reino de Deus”. No terceiro vagão foram colocados “as mensagens de Jesus” , que iluminaram a  vida. O quarto vagão recebeu “as Propostas” para a caminhada bíblica do próximo ano 2015.
           
Se deu início ao encontro com um alegre canto, que imitava ‘ao vivo’ as várias etapas do percurso do trem: a partida a passo lento, a aceleração na descida, a desaceleração na subida, a lenta chegada à estação. Esta simbólica e gostosa brincadeira representou uma alegre diversão que despertou o menino, sempre escondido dentro de nós.           

Cada participante partilhou com o grupo o milagre, a parábola, a mensagem evangélica de Jesus, que mais o tocou e que iluminou a caminhada da própria vida.
            
Depois de ter colocado tudo  nos vagões  do trem,  incluídas  as propostas  para o próximo ano,  o grupo  retomou de novo  a corrida  formando  ‘ao vivo  o trem’,  que andou  alegremente  ao redor  do ‘trem  feito  com  papelão  colorido’, símbolo  da caminhada na  escuta da Palavra de Deus.  Foi muito bonito! 

            


Para  concluir  se  fez  a  confraternização, colocando  em  comum  quanto  de gostoso  cada um  trouxe.   Na  alegria  fraterna,  em  um  clima de  simplicidade,   degustamos um pouco de tudo e, como  sempre acontece,  não somente foi suficiente para todos,  mas  sobrou, para ser levado em casa e partilhado com a própria família.

            

Feliz Natal e abençoado Ano Novo cheio da presença do amor de Deus, que se fez  um de nós e continua caminhando conosco!

Irmas Ines, Fiorenza e Flavia

                                                                               

Leia também