Bendito seja o Senhor pelos 25 anos de evangelizaçao



   O dia 25 de outubro de 2013 abrimos o ano jubilar da nossa presença missionária, em Malhada dos Bois, no desejo de fazer deste evento uma favorável oportunidade de evangelização.   
       Pensamos de solenizar as datas mais significativas da nossa Congregação, juntas a toda a comunidade: o dia 29 de março, o tríduo em preparação à festa de S. Eusébio, a festa de S. Eusébio..

As  S. Missões populares, celebradas a semana depois de Páscoa, em Malhada dos Bois e Cruz da Donzela, representaram o momento forte de participação comunitária aos encontros de oração e de partilha fraterna, despertando a fé cristã, consolidando os vínculos fraternos e de colaboração. Si sublinhou a importância de viver o próprio compromisso cristão, colocando-se, em  alguma forma, a serviço do desenvolvimento da comunidade. Nasceu assim o grupo Eventos “Amar e Servir”, formado por pessoas que se colocaram a disposição para promover várias atividades, onde arrecadar fundos para a festa do 25.mo. Organizaram almoços e jantas  comunitárias, dedicando tempo, fadiga e criatividade, em um clima de partilha fraterna e jubilosa. E a comunidade respondeu com entusiasmo e grande participação.


No dia 25 de outubro se celebrou solenemente a Eucaristia em agradecimento pelos 25 anos de evangelização na comunidade de Malhada e povoados, nas várias paróquias da diocese, sobretudo por o compromisso na formação dos catequistas e animadores de comunidade.








Dom Mario Sivieri, bispo da nossa diocese de Propriá, presidiu a Eucaristia, concelebrada por vários Sacerdotes da Diocese. 






Estavam presentes da Itália a nossa Madre Geral Antônia e Irmã Maria Daria, as Irmãs de Guarantinguetá, Hermana Giancarla do Peru e algumas religiosas da CRB do nosso núcleo, além de várias comunidades que quiserem prestigiou-nos a causa dos vínculos de amizade e colaboração. Se celebrou a Eucaristia em um  clima bem animado e jubiloso, de intensa oração.  








No momento da Liturgia da Palavra, um grupo de adolescentes introduziu o livro da Sagrada Escritura, dançando e cantando, acompanhados por toda a assembleia, enquanto a Palavra passava de mão em mão ...



Na homilia o bispo Dom Mario evidenciou que o nome “Filhas de S. Eusébio” ‘eusebiane’, tem o significado profundo de ‘missão’, brotado da vida toda dedicada à missão do nosso patrono S. Eusébio.  É um convite a ‘sair’, ir para as periferias da humanidade, que precisa conhecer Jesus e ser evangelizada; sempre em caminho...  Além disso, come religiosas, nos mostrou a nossa vocação a testemunhar o rosto materno da Igreja, tendo como modelo Maria. 







No momento do ofertório foram presentados os produtos da terra, aqui cultivada com fatiga e o trabalho da roça.






 As bandeiras dos quatro país onde a nossa Congregação é presente, símbolo dos sofrimentos e esperanças destes povos; a faixa com impressos as pegadas dos pés daqueles que, como compromisso das S. Missões, quiseram colocar-se a disposição para um serviço comunitário.   .





A Eucaristia, que nos reuniu formando um só povo, o povo de Deus, representou o momento forte de agradecimento por tudo aquilo que o Senhor operou, em nós e na comunidade, neste 25 anos de presença. Foi um doar e receber, um contínuo aprendizado e um contínuo caminhar, um evangelizar e um ser evangelizadas ...










Agradecemos a Deus pela vida, pelo chamado à vida religiosa na nossa Congregação, por ser enviadas como missionárias ao fim de encarnar o Carisma da caridade dos nossos humildes Fundadores, inseridas no meio deste amado povo. 










O temos agradecidos pelo caminho feito juntos a esse povo simples, acolhedor, aberto ... 

Obrigada, Senhor, também para os momentos difíceis enfrentados e superados na fé e na comunhão fraterna.

Como todos os Salmos terminam em glória, viveu-se  um forte momento de ágape fraterna, preparada com tanta dedicação e criatividade pela comunidade de Malhada dos Bois. Todas as  comunidades  presentes participaram a este evento em um clima de festa e de alegre fraternidade. O centro comunitário ‘Casa Maria de Nazaré’ se ampliou ao máximo para poder acolher todos!
       Quantas surpresas o Senhor nos preparou nestes anos!   A última foi o sair a luz um grupo de pessoas simples, que colocaram a disposição dons e capacidades, até agora escondidas, a serviço da comunidade,  e a maior parte não frequenta a Igreja. Nasceram amizades novas que estão dando um sopro de vida inédita na comunidade.
       Para concluir afirmamos que 25 anos representam uma etapa significativa da nossa história, mas são também um convite a continuar juntos ainda mais animados e decididos, apoiando nossos pés na missão de Jesus, compromisso assumido nas Santas Missões!

                                                                      Irmã Fiorenza, Irmã Flavia e Irmã Inês

     Malhada dos Bois  16.11.20144

Leia também