Discípulas e missionárias de Jesús: 21 anos no sertão nordestino

A CRB brasileira convidava as Congregações religiosas a priorizar a formação de novas comunidades no nordeste, onde a presença de padres e religiosos era escassa. A nossa Congregação “Filhas de Santo Eusébio de Vercelli” (Itália), aderiu a este apelo, enviando três irmãs em Malhada dos Bois – Sergipe, na diocese de Própria.
Comunidade das irmãs

Era o dia 6 de dezembro de 1989 quando chegávamos, cheias de entusiasmo, no desejo de encarnar o carisma de caridade dos nossos fundadores: P.Dário Bognetti e M.Eusébia Arrigoni, segundo o espírito das primeiras comunidades cristãs, fundadas por Santo Eusébio di Vercelli.

Vimos em Malhada dos Bois, pequena cidade do interior nordestino, localizada no menor Estado do Brasil, a atual Nazaré,  pobre e esquecida. Aqui plantamos a nossa tenda inserida no meio do povo, no desejo de ser partícipes da vida dele, em todas as suas expressões, antes de pensar a programar ou fazer algumas atividades.

Aos poucos, conhecendo as necessidades das pessoas e das comunidades, procurávamos dar uma resposta, junto com o povo.

O nosso objetivo era, e continua sendo, o desenvolvimento integral da pessoa humana, seja no relacionamento pessoal, que de grupo ou de comunidade. Queríamos oferecer somente as oportunidades favoráveis para que as energias e capacidades, guardadas ha tempo, pudessem florescer. A formação sempre foi a nossa prioridade!

Romaria da terra

Ao longo destes 21 anos conseguimos formar lideranças que sabem caminhar com suas próprias pernas. Nós irmãs somos sempre disponíveis a oferecer incentivo, apoio e colaboração para que, sempre mais, cada um assuma os próprios compromissos a serviço de uma comunidade cristã, onde as relações fraternas, a colaboração, a solidariedade, a partilha são atitudes que animam qualquer atividade.

Desde o começo as nossas visitas e presença atingiram os povoados mais próximos e os assentamentos, os mais necessitados e esquecidos.

Evangelização

Introduzimos o povo ao conhecimento da Bíblia e a entender a importância fundamental da Palavra de Deus, como luz no amadurecimento da fé e força na caminhada. Hoje a Bíblia voltou nas mãos do povo e se tornou o insubstituível livro de catequese.

A catequese e a formação de catequistas nos acompanham desde o começo. O mais belo fruto é a Escola Bíblico-Catequética “São Marcos” que reúne, no nosso centro “Maria de Nazaré”, catequistas de toda a diocese.

Participação a CEBs e CEBI, Círculos Bíblicos, Leitura Orante, Retiros, Encontros de Espiritualidade, Reza nas casas e nas ruas, Missões populares, Missão jovens... querem ajudar a ligar fé e vida e a sentir-se membros de uma igreja viva.

Promoção humana

Grupo "Semente do amanhã"

No desejo de tirar crianças e adolescentes da rua, se deu vida ao projeto educativo “Semente do amanhã”.

No Centro Artesanal ”N.S.Aparecida” se realizam vários cursos profissionalizantes para adolescentes e jovens.

Para resgatar a exploração das bordadeiras se favoreceu a criação de um grupo de trabalho.

Mutirão de casas

Vendo famílias sem casa, com os filhos amontoados, se realizou o projeto de reforma e construção de moradias, em mutirão.

Para enfrentar o grave problema da mortalidade infantil se implantou a Pastoral da criança, também para acompanhar as mães grávidas.

No dia a dia se ajudam as pessoas a tomar consciência da própria dignidade, a crescer na auto-estima, a melhorar o próprio relacionamento familiar, sobretudo com os filhos, a tomar com coragem as próprias decisões.

Mutirão de moradia
Naturalmente as dificuldades e as decepções não faltam, mas sabemos que Deus nos precede, caminha conosco e somente ele pode chegar até os corações.

O nosso trabalho principal é amar e ser um pequeno sinal da ternura de Deus.

Procuramos ser semeadoras de esperança e de paz!

Referência- Endereço: Filhas de S. Eusébio
Rua da Igreja, 102
49940–000 Malhada dos Bois (Sergipe) Brasil
79 / 33 65 10 04
E-mail: ir.santoeusebio@gmail.com

Leia também