Os Fundadores: Padre Dário Bognetti

I genitori di Padre Dario
Dário era o segundo dos quatro filhos de Giuseppe Bognetti e Francesca Gallina. O pai era seleiro em Albano Vercellese (Itália). A família Bognetti era conhecida na cidade por sua hospitalidade, sobretudo aos frades e às freiras que passavam esmolando pela cidade.

Dário nascido no dia dedicado à Nossa Senhora das Neves, 5 de agosto de 1865, foi batizado no dia seguinte na igreja paroquial de Albano Vercellese. O Arcebispo Dom Fissore crismou-o em 31 de maio de 1874 na Basílica de Santo André em Vercelli. Aos dez anos ele fez a primeira comunhão pelas mãos do pároco local.


Em 1878 entrou em seminário onde começou os estudos que continuou depois no seminário maior de Vercelli. Não era brilhante nos estudos mas distinguia-se pela devoção e bondade. Muitas vezes dizia no seminário: “Que quartos lindos! Quantos leitos poderiam ser ajeitados aqui para os doentes e abandonados!”.

La casa natale ad Albano Vercellese
Ele foi ordenado sacerdote em 22 de março de 1890 pelo Arcebispo de Vercelli Dom Carlo Lorenzo Pampirio. Nos primeiros anos de sacerdócio Padre Dário exerceu seu ministério em várias paróquias da Diocese. Distinguia-se como diretor espiritual e como confessor, orientando com discernimento diversos jovens e moças para a vida religiosa. Mas uma voz interior o atraia para o mundo dos pobres e dos sofredores.

Junto com Madre Eusébia Arrigoni, em 1899, funda a Congregação das Irmãs Filhas de Santo Eusébio em Vercelli (Itália).

Leia também